rafting3

Rafting na Grande Florianópolis

A palavra rafting vem do inglês raft, que significa balsa. E o rafting nada mais é do que a prática de descer rios em corredeiras utilizando botes infláveis, com uso de remos e equipamentos de segurança.

O rafting é praticado em equipe (normalmente entre 5 e 8 pessoas em cada bote), junto de um instrutor experiente que apresenta os comandos a serem praticados pelos participantes durante todo o trajeto. O objetivo é se divertir superando obstáculos como pedras, corredeiras e quedas d’água.

crianças rafting

Para quem é indicado?

É uma atividade de aventura que não requer experiência, podendo ser praticada por crianças e adultos. O que vai definir a idade permitida e a dificuldade do trajeto é o nível das corredeiras que são classificadas em diferentes graus de dificuldade. Os obstáculos, aliados ao volume de água e a região (serra, planalto ou montanha) caracterizam os níveis de dificuldades do rafting, que vão desde o nível I ao VI, contendo opções para iniciantes até profissionais.

A prática do rafting deve ser evitada por crianças menores de 7 anos, pessoas com peso superior a 130 kg, gestantes e pessoas que apresentem problemas cardiorrespiratórios, musculares e ósseos.

Por que praticar rafting?

É uma experiência que reúne aventura e bons momentos entre o grupo, que pode ser composto por familiares, amigos e até equipes de trabalho, sendo uma ótima forma de integração, desenvolvendo habilidades como união, liderança e trabalho em equipe.

alongamento antes do rafting

Existe treinamento?

Antes de colocar os botes na água, o instrutor dá uma breve aula teórica sobre a prática do rafting, que abrange: explicação de como sentar no bote, comandos a serem feitos com o remo durante o percurso, como proceder caso o bote vire, além de dicas, alongamento e uma breve explicação sobre a flora e fauna da região e sobre o rio onde será feita a atividade.

O que levar?

  • Documento de identificação;
  • Calçado fechado, de preferência tênis;
  • Roupas confortáveis, que possam ser molhadas e sequem rápido (malha, lycra, tactel, dry fit)
  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Toalha;
  • Roupa e calçado extra (para depois da atividade).

O que não pode levar?

Evite levar boné, câmera fotográfica e outros eletrônicos sob o risco de perda ou dano.

rafting apuama

Onde praticar rafting na Grande Florianópolis?

  • Rio Cubatão, em Santo Amaro da Imperatriz (30km de Florianópolis): envolto pela mata do parque da Serra do Tabuleiro.

Rafting iniciante – Indicada para todas as idades. Corredeiras de classe II, indicado para quem quer curtir a natureza e/ou conhecer a atividade, sem muita adrenalina. Duração: média de 1h30 para percorrer 3km.

Rafting aventura – Para quem busca um pouco mais de adrenalina, essa é a opção indicada! Duração: Média de 2h para percorrer 5km.

Rafting Cânion Preto –  Essa opção é um pouco mais longa, com corredeiras mais desafiadoras (classes III e IV). É indicada para aqueles que procuram uma aventura mais radical. O percurso fica ao pé da Serra do Tabuleiro, cercado por belas montanhas e pela Mata Atlântica. Além do rafting, é feita uma caminhada leve que dá acesso a uma cachoeira com piscinas naturais. Duração: 4 horas, em um percurso de 14km.

Santo Amaro da Imperatriz é o locais mais perto de Florianópolis para a prática do Rafting, mas existem outras opções como:

  • Rio Itajaí-açu, no Vale do Itajaí  (Dividido em trechos Básico, com classes II e III e Radical, com classes III e IV. Na época de estiagem é possível praticar o Rafting com classes IV e V).
  • Rio Hercílio, em Ibirama (possui grande volume de água e caminhos estreitos, tornando-se rápido e ao mesmo tempo técnico. As corredeiras se classificam nos níveis II e III (Iniciante). A distância aproximada do percurso total é de 12km.
  • Rio Neise, em Apiúna (São cerca de 7 km de corredeiras contínuas, pequenas quedas-d’água e ondas para “surfar”).

Para saber mais sobre as opções de rafting em Santo Amaro e outras opções de aventura, clique aqui.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *